As datas comemorativas são escolhidas para rememorar eventos históricos, importantes conquistas ou lutas que ainda estão sendo travadas por um grupo. Assim, o Dia 8 de Março foi instituído, para marcar e relembrar a importância do papel feminino na sociedade trabalhadora.
“Num país em que 99% das empresas são micro e pequenas, e pouco mais da metade são comandadas por mulheres, é necessário colocar esforços para que microempreendedoras tenham estrutura e rede de apoio para empreender, pois o impacto é exponencial, já que estamos falando de pelo menos 20 milhões de empreendimentos formais e informais.
Em comemoração à data, conversamos com a empresária Carmela Sala, especialista em marketing do comportamento de consumo, confira abaixo nosso bate papo:
Quais os desafios de ser mulher empreendedora?
Um dos desafios para a mulher empreendedora está a validação da sua ideia. Não é sempre que a mulher encontra um apoio na construção de seu projeto, então é preciso que ela acredite mais do que qualquer um no seu talento e na qualidade do seu produto ou serviço. A falta de crédito também é um fator desafiador para muitas empreendedoras.
Quais as dicas você dá para as mulheres que desejam empreender?
Acredito que não importa se a mulher é empreendedora por vocação ou por necessidade, mas é essencial a realização de um bom plano de negócios, com pesquisa de mercado, com análise da demanda, uma correta precificação, análise de custos, entre outros.
Você acredita num futuro feminino mais empreendedor?
Com certeza, hoje a maioria já é de empreendedoras, e só tende a aumentar visto que a mulher busca qualidade de vida, ter seu trabalho, mas sem deixar de lado outros aspectos da sua vida, como a convivência familiar, ter flexibilidade de horário e realizar projetos do seu jeito e com a sua identidade, o que traz maior realização profissional.
Para ler mais notícias motivadoras
como esta, acesse: www.carmelaempreendimentos.com.br,
0 comentários:
Postar um comentário