domingo, 29 de março de 2020

Criatividade, união e otimismo são dicas valiosas para enfrentar a crise no comércioT



           A instabilidade econômica e o novo cenário brasileiro estão tirando o sono dos empreendedores de todo o país.  Sabemos que os dias não estão fáceis, pequenos negócios podem quebrar com um mês de atividades paralisadas. Mas o pânico neste momento não vai ajudar em nada. É preciso calma para se adequar à nova realidade do mercado, priorizando sempre o cuidado com os clientes, e com a qualidade dos produtos e serviços e otimizando a gestão. Lembrando que, é na crise que estão as melhores oportunidades.   
 
            Uma rede de solidariedade já está circulando nos meios digitais, orientando as pessoas a fazerem suas compras nas mercearias perto de casa, nas farmácias e petshops do bairro, nos comércios de pequeno porte. Entretanto, muitos ramos de atividades, que não se encontram na lista de itens essenciais, já estão sofrendo com essa crise jamais vista e precisam usar a criatividade para sobreviver até que tudo volte ao normal. Um grande recurso é, sem dúvida, a tecnologia, a internet através dos smartphones, computadores e aplicativos oferecem inúmeras possibilidades.

            Para o ramo de vestuário, calçados, ótica, acessórios, bijuterias, perfumarias e afins, o delivery é uma saída. Busque no seu banco de dados o cadastro de antigos clientes e aqueles fidelizados, monte um grupo de contatos e ofereça benefícios como: cartão de desconto, plano fidelidade, pagamento facilitado, etc.

            As imobiliárias estão lançando mão não somente da divulgação dos seus imóveis como já era feito anteriormente por muitas empresas, mas também a assinatura de contratos online, emissão de segunda via de boletos e documentos, agendamento de vistoria, entre outros.



            Contar com a união da equipe e buscar novas formas de negócio podem ser a saída, mesmo que seja por um curto período. Diversificar e atuar em outro ramo de atividade provisoriamente pode ser uma boa alternativa.

            As lojas de roupas brancas, aventais e sapatos para profissionais da saúde, agora é a hora de fazer contato com esse público. As redes sociais também são ferramentas poderosas para ajudar nessa divulgação. E para quem não tem habilidade com a internet e os recursos digitais, aqui vai uma dica valiosa: busque ajuda de parentes, amigos ou mesmo de profissionais de marketing. As agências estão aptas a atender remotamente e com planos especiais para o pequeno comerciante.

            Vale ressaltar, o otimismo faz toda a diferença. O Sebrae também publicou dicas para enfrentar essa crise, segue abaixo:

1)        Calma e racionalidade para tomar decisões: Evite tomar decisões precipitadas e emocionais, especialmente relacionadas a tomada de crédito!

2)        Clientes já conquistados estão em primeiro lugar: Fortaleça sua posição de mercado, junto aos grupos de clientes que já atende, antes de pensar em diversificação.

3) Controle é o segredo: Organize sua empresa, começando pelo estoque e controles financeiros. Identifique desperdícios.

4) Corte despesas sem reduzir a qualidade: Analise sua estrutura e corte despesas que não prejudiquem a entrega de valor aos seus clientes. Evite diminuir serviços e
qualidade.

5) Conheça o cliente: Estreite o relacionamento com seu cliente. Entenda seus medos e desejos.

6) Tenha sempre opções mais baratas: Neste cenário, o consumidor fica mais sensível a promoções. Ofereça opções mais baratas ou marcas mais populares.

7) Mantenha a equipe motivada: Cuide da motivação de sua equipe. Defina metas desafiadoras, mas crie condições e premie o sucesso! Para melhorar a
produtividade, inove os processos e reduza tempos, ou seja, simplifique e desburocratize.

8) Invista na comunicação: Ninguém vende sem divulgação! Seja eficiente e criativo. Use canais de comunicação mais simples e diretos.

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