A instabilidade econômica e o
novo cenário brasileiro estão tirando o sono dos empreendedores de todo o
país. Sabemos que os dias não estão
fáceis, pequenos negócios podem quebrar com um mês de atividades paralisadas.
Mas o pânico neste momento não vai ajudar em nada. É preciso calma para se
adequar à nova realidade do mercado, priorizando sempre o cuidado com os clientes,
e com a qualidade dos produtos e serviços e otimizando a gestão. Lembrando que,
é na crise que estão as melhores oportunidades.
Uma rede de solidariedade já está circulando nos meios
digitais, orientando as pessoas a fazerem suas compras nas mercearias perto de
casa, nas farmácias e petshops do bairro, nos comércios de pequeno porte.
Entretanto, muitos ramos de atividades, que não se encontram na lista de itens
essenciais, já estão sofrendo com essa crise jamais vista e precisam usar a
criatividade para sobreviver até que tudo volte ao normal. Um grande recurso é,
sem dúvida, a tecnologia, a internet através dos smartphones, computadores e
aplicativos oferecem inúmeras possibilidades.
Para o ramo de vestuário, calçados, ótica, acessórios,
bijuterias, perfumarias e afins, o delivery é uma saída. Busque no seu banco de
dados o cadastro de antigos clientes e aqueles fidelizados, monte um grupo de
contatos e ofereça benefícios como: cartão de desconto, plano fidelidade,
pagamento facilitado, etc.
As imobiliárias estão lançando mão não somente da
divulgação dos seus imóveis como já era feito anteriormente por muitas
empresas, mas também a assinatura de contratos online, emissão de segunda via
de boletos e documentos, agendamento de vistoria, entre outros.
Contar com a união da equipe e buscar novas formas de
negócio podem ser a saída, mesmo que seja por um curto período. Diversificar e
atuar em outro ramo de atividade provisoriamente pode ser uma boa alternativa.
As lojas de roupas brancas, aventais e sapatos para
profissionais da saúde, agora é a hora de fazer contato com esse público. As
redes sociais também são ferramentas poderosas para ajudar nessa divulgação. E
para quem não tem habilidade com a internet e os recursos digitais, aqui vai
uma dica valiosa: busque ajuda de parentes, amigos ou mesmo de profissionais de
marketing. As agências estão aptas a atender remotamente e com planos especiais
para o pequeno comerciante.
Vale ressaltar, o otimismo faz toda a diferença. O Sebrae
também publicou dicas para enfrentar essa crise, segue abaixo:
1) Calma e racionalidade para tomar decisões: Evite tomar
decisões precipitadas e emocionais, especialmente relacionadas a tomada de
crédito!
2) Clientes já conquistados estão em primeiro lugar: Fortaleça
sua posição de mercado, junto aos grupos de clientes que já atende, antes de
pensar em diversificação.
3) Controle é o segredo:
Organize sua empresa, começando pelo estoque e controles financeiros.
Identifique desperdícios.
4) Corte despesas sem reduzir a
qualidade: Analise sua estrutura e corte despesas que não prejudiquem a entrega
de valor aos seus clientes. Evite diminuir serviços e
qualidade.
5) Conheça o cliente: Estreite
o relacionamento com seu cliente. Entenda seus medos e desejos.
6) Tenha sempre opções mais
baratas: Neste cenário, o consumidor fica mais sensível a promoções. Ofereça
opções mais baratas ou marcas mais populares.
7) Mantenha a equipe motivada:
Cuide da motivação de sua equipe. Defina metas desafiadoras, mas crie condições
e premie o sucesso! Para melhorar a
produtividade, inove os
processos e reduza tempos, ou seja, simplifique e desburocratize.
8) Invista na comunicação: Ninguém vende sem divulgação! Seja eficiente
e criativo. Use canais de comunicação mais simples e diretos.
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