A rotina de trabalho é puxada, o nível de cobrança é enorme, a carga de responsabilidade é grande e o acúmulo de funções, nem se fala...
A soma de tudo isso, nível de estresse nas alturas!
Dentro do universo empresarial, existem inúmeros fatores que contribuem para o sucesso de uma empresa, a gestão de pessoas é um dos pilares dessa estrutura.
Uma equipe desmotivada ou com problemas, impacta diretamente na produtividade e nos resultados da empresa e pior, contamina os colegas.
De acordo com a especialista em Comportamento do Consumo, Carmela Sala, o perfil dos gestores mudou, principalmente, depois da pandemia. “As empresas estão mais humanizadas e buscando proporcionar ambientes mais agradáveis para seus colaboradores”, afirma.
Esse comportamento dos líderes da atualidade visa minimizar o estresse e os distúrbios emocionais de toda a equipe, com objetivo de oferecer mais qualidade de vida para os trabalhadores dentro de uma empresa.
Por isso, definir o ramo de atividade, perfil e estilo das pessoas que vão conviver dentro do escritório são fatores determinantes para garantir um clima organizacional harmônico, agradável e gostoso para trabalhar.
Na opinião da arquiteta Ingrid Villas Boas, um mobiliário confortável aos olhos, em tons pastéis, poltronas aconchegantes para os funcionários, clientes e visitas, mesas com cadeiras ergonômicas e uma copa, também fazem diferença.
“Esse novo perfil de gestores em construir espaços mais humanizados tem refletido também nos espaços de trabalho, e vai além, pois visa o bem estar das pessoas, afinal o funcionário trabalhando num ambiente confortável, mais harmônico tende a se cansar menos e consequentemente vai produzir mais e trazer resultados mais positivos para a organização”, explica a arquiteta.
Ela sugere salas comerciais em prédios mais silenciosos, que proporcionem segurança, facilidade de acesso, estacionamento próximo e localização estratégica. Toda essa somatória de fatores vai influenciar na rotina e no dia a dia da empresa, já que trarão facilidades e conforto para todos.
De acordo com a Consultora de Negócios do Sebrae SP, Natalia Liese Solano Sirobaba, quando falamos de ambiente de trabalho, é importante reforçar que precisamos estar atentos ao clima organizacional, sendo esse o conjunto de fatores físicos e psicológicos do ambiente da empresa. “Para isso, é preciso pensar na iluminação, temperatura, ruídos, mobiliário, ergonomia, banheiros, equipamentos adequados à função, entre outros pontos básicos de ambiente físico de trabalho. Eles não vão motivar os colaboradores, porém, a ausência deles pode sim ser um fator de desmotivação”, conclui.⠀
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